BLOG
Gestão financeira descomplicada
Em nosso encontro de fevereiro, abordamos um tema muito importante para seu planejamento, atingimento de metas e até sua saúde mental: a organização financeira.
Livia Benetti apresentou o programa Virada Financeira e deu dicas de como fazer a gestão financeira de forma descomplicada.
Criando caminho para sua Virada Financeira
Para lidar com o seu dinheiro sem tabu, sem estigmas, é importante estar aberto e atento a informações. A gestão financeira é uma disciplina a ser estudada, existe técnica para lidar com suas finanças de uma forma prática e bem sucedida.
Uma forma interessante de se acostumar com o tema e a estimular as pessoas próximas a você a ter uma relação mais aberta com a questão financeira, é conversar sobre o assunto. Fale sobre hábitos de consumo, estipule metas financeiras junto com sua família e não esqueça de incluir as crianças no assunto!
Encare de frente a sua situação, entenda o seu momento atual consolidando entradas e saídas em uma planilha ou outro local que seja claro e fácil para você.
Se a situação for de endividamento, procure formas de reduzir juros e faça um plano de pagamento, adiar ou ignorar o problema pode custar caro.
O que você almeja?
Já parou para pensar sobre o que te move ou que traz maior satisfação ao longo do tempo?
Você busca padrão de vida ou qualidade de vida? Entenda a diferença no quadro abaixo:
Faça uma reflexão, analise novamente suas contas e trace um plano de ação.
Para cada viagem, passeio ou planos para o futuro, faça um orçamento e esforce-se para respeitá-lo.
Como equilibrar o orçamento
Uma fórmula simples que você pode seguir para equilibrar seu orçamento mensal é:
50% | Destinados a gastos essenciais, que são aqueles fundamentais para manter a rotina funcionando, como despesas com moradia, transporte, saúde, alimentação e educação
30% | Devem ser suficientes para suas despesas não essenciais, que são gastos relacionados ao estilo de vida, bem estar e lazer, como passeios, restaurantes, moda, beleza, hobbies, etc.
20% | Poupados e destinados para composição de reserva de emergência e investimentos para realização de planos futuros. Caso tenha dívidas, esse percentual de pode ser considerado para quitá-las.
O tempo é hoje
Não importa qual sua situação financeira atual, daqui há um ano, você desejará ter começado HOJE.
Seja para quitar suas dívidas ou para iniciar ou impulsionar seus investimentos, o convite é para analisar, planejar e começar alguma ação o quanto antes, para poder colher frutos e comemorar em breve!
Nossa palestrante convidada apresentou ainda muitas informações relevantes sobre investimentos, hábitos e gatilhos mentais que podem nortear o seu sucesso financeiro. Se você é membro do GAS, pode assistir um resumo da reunião aqui.